No mês dedicado à leitura e literatura, o site Literatura Brasileira no Século XXI, realizado em parceria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da atuação do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) - Campus Guarulhos, e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, entra no ar. O conteúdo traz um cardápio variado de textos, dissertações, críticas, entrevistas e podcasts sobre o tema, tendo como base o acervo de obras contemporâneas e as programações culturais da Biblioteca de São Paulo (BSP) e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL). A BSP e a BVL são instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela Organização SP Leituras, eleita pelo segundo ano consecutivo como uma das melhores ONGs do Brasil.O projeto contempla ainda um conjunto diferenciado de obras sobre Literatura Brasileira Contemporânea no século XXI disponíveis na BSP e na BVL, além de ações de mediação e formação, como oficinas de criação e crítica, em parceria com as equipes das bibliotecas integrantes do SisEB - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Em razão do Dia da Leitura e da Literatura, comemorado em 12 de outubro, o site inclui, em sua estreia, conteúdos relacionados com os temas "Literatura Esporte Clube", "Mulheres na Literatura" e "Literatura pode ser cura?".
"Esperamos, com este projeto, contribuir para dar o destaque que a Literatura Brasileira Contemporânea, que é de altíssima qualidade e enorme diversidade – de autores, de temas, de formas e de gênero – merece", diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unifesp, professora Raiane Assumpção, destaca a relevância do projeto e a contribuição da universidade em ações de incentivo à difusão cultural e científica. "A Unifesp pretende, por meio de seus docentes e discentes, integrar ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última entendida como fundamental na configuração da relevância social da atuação acadêmica. Com ações e atividades de promoção de leitura, estamos contribuindo para a construção de visões ampliadas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", conclui.
Todo esse conteúdo estará disponível para o público em geral, para os visitantes da BVL e da BSP, para o corpo discente da Unifesp e também para o conjunto de cerca de 700 bibliotecas que fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, também gerido pela SP Leituras.
Considera-se que a Literatura Brasileira Contemporânea engloba as produções de autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI – o que inclui tanto autores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século XX quanto aqueles nascidos neste início de milênio.
O site está disponível em www.lbxxi.org.br.
FONTE: UNIFESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário