quarta-feira, 4 de março de 2015

Sistema Pergamum: realizando pesquisas

Como vimos na matéria Novo Sistema das Bibliotecas da Unifesp , a partir dessa semana a Unifesp está utilizando o Pergamum. Veremos a seguir como realizar buscas nesse sistema.

Acessem: http://www.biblioteca.unifesp.br/

Realizaremos, como exemplo, uma pesquisa por "Educação superior", lembrando que, por definição, a pesquisa será feita em todas as Bibliotecas da Unifesp.


Como pode ser visto na imagem acima, o sistema retornou 295 itens que atendem aos termos pesquisados. Na lateral esquerda, é possível ver as opções de refinamento de pesquisa que o sistema já informa também, onde é possível selecionar em qual Biblioteca (Unidade de Informação" se deseja ver os resultados, o tipo de obra, ano de publicação, bem como Planos de Ensino, Autores e Assuntos (esses 3 últimos não visíveis na imagem).  
Além das opções disponíveis na lateral esquerda, na parte superior há também opções de refinamento da pesquisa, tais como: 
Buscar por: se livre, por autor, assunto ou autor;
registros por página: ele permite mostrar 20, 30, 40 ou 50 registros por página;
ordenação: onde é possível ordenar os resultados da pesquisa por título, ano de publicação, código de acervo, tipo de obra, idioma, descrição física, classificação e referência;
ano de publicação: campo de pesquisa livre, onde digita-se o ano desejado;
unidade de informação: seleciona-se a biblioteca desejada;
tipo de obra: livros, capítulos de livros, TCCs, monografias, teses etc.;
coleção: todas, literatura, assinatura, doação e material disponível na Biblioteca Central.
Como pode-se ver na imagem a seguir, abaixo de cada referência é possível vermos o número de chamada de cada título, para sabermos sua localização no acervo, bem como, um código quer identifica a Biblioteca de origem daquele título:
Clicando no título (para esse exemplo clicamos no primeiro), podemos ver mais detalhes do mesmo:

Abaixo de cada referência, clicando-se em "Exemplares", pode-se ver quantos exemplares a Biblioteca possui daquele título e a situação de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário