quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Texture – um editor de manuscritos científicos aberto

Substance convida a comunidade a usar e contribuir para o novo editor de texto em XML


Texture é um software de edição de código aberto projetado especificamente para editar e comentar conteúdo científico. O Texture possui suporte de primeira classe para a JATS (Journal Article Tag Suite), o padrão de facto para arquivamento e intercâmbio de conteúdos científicos de acesso aberto com XML.
Neste post, vou explicar a motivação e a missão por trás do Texture. Abordarei o estado atual do desenvolvimento, uma visão sobre em que estaremos trabalhando a seguir e como você pode participar.

Publicar um artigo científico demora muito tempo e custa muito caro

Hoje em dia, os autores podem escolher escrever seu manuscrito em um processador de texto tradicional (como o Microsoft Word) ou usar uma linguagem de marcação compilada (como LaTeX). O primeiro é fácil de usar, mas oferece apenas conteúdo pronto para impressão, o segundo fornece mais estrutura, porém requer que o usuário trabalhe com um editor de texto simples e aprenda uma linguagem de marcação. Em ambos os casos, os publishers precisam converter o formato de apresentação em JATS-XML estruturado, antes que ele possa ser publicado e arquivado. Esta etapa requer uma quantidade significativa de trabalho manual, geralmente feito por empresas de editoração e usando ferramentas comerciais próprias. Por isso, não só os documentos geralmente levam muitos meses desde a submissão até a publicação, mas o processo também é extremamente caro. Esperamos que as ferramentas abertas que simplifiquem o fluxo de trabalho de publicação permitirão aos publishers concentrarem-se na entrega de um serviço de avaliação por pares de alta qualidade para a comunidade de pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário