segunda-feira, 18 de maio de 2020

Bibliometria e softwares bibliométricos: aprimore os dados de sua pesquisa!

A Bibliometria é uma metodologia amplamente utilizada para mapeamentos científicos, representando um importante recurso para a apresentação e análise de dados em uma pesquisa. Nesta publicação você irá compreender alguns conceitos e utilizações possíveis da Bibliometria, além de se familiarizar com alguns softwares que irão te auxiliar no aprimoramento dos dados de sua pesquisa. Boa leitura!




Por 

Fábio Orsi Meschini 
Bibliotecário da Unifesp – Campus Osasco 
Doutorando em Ciência da Informação (USP), Mestre em Ciência da Informação (UNESP-Marília), especializado em Gestão Pública pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) e bacharel em Biblioteconomia pela UNESP-Marília. 



A Bibliometria pode ser considerada como uma metodologia quantitativa e estatística de mensuração da produção e disseminação do conhecimento científico (ARAÚJO, 2006). 


É considerada a principal ferramenta para o gerenciamento de políticas científicas e indicadores científicos (MACIAS-CHAPULA, 1998; GLÄNZEL, 2003). Uma vez que contribui para a visibilidade nacional e internacional da produção científica de uma área, indicando seu desenvolvimento, além de destacar questões interdisciplinares. 


Utilizar os artigos científicos como objeto de estudo propicia indicadores que irão retratar as formas pelas quais determinados campos científicos consolidam seus conhecimentos (MUELLER, 2007; MACIAS-CHAPULA, 1998; GLÄNZEL, 2003). 


A Bibliometria, por meio de suas ferramentas, adequa-se inerentemente aos periódicos e seus artigos para a consecução do mapeamento científico de determinada área científica, destacando os relacionamentos existentes entre os pesquisadores, instituições, países e suas respectivas publicações, além de identificação de influências científicas, estado-da-arte e rumo no processo científico (MUELLER, 2007; MACIAS-CHAPULA, 1998; GLÄNZEL, 2003). 


Destaca-se ainda que a utilização de base de dados internacionais para estudos de países ou regiões, conforme observado por Vanz e Stumpf (2010), propiciam a dimensão da contribuição para a ciência mainstream ou até mesmo a comparação dos resultados científicos obtidos entre países. 


Os avanços tecnológicos impulsionaram outros campos da Bibliometria, constituindo-se a área de “Estudos Métricos da Informação”, composta pelos seguintes elementos (ARAÚJO, 2006): 

· Informetria: informações registradas em qualquer formato; grupos sociais fora do meio científico (TAGUE-SUTCLIFFE, 1992); 

· Webometria: aplicação da Informetria a rede World Wide Web (VANTI, 2002); 

· Cientometria: políticas de investigações de países; aspectos socioeconômicos; Sociologia da Ciência (SPINAK, 1998); 

· Altmetria: repercussão da Ciência nas redes sociais; visualizações, curtidas, downloads (VANTI; SANZ-CASADO, 2016). 


Softwares bibliométricos 


Existem diversos softwares bibliométricos para a coleta automática de dados e posterior realização de redes, gráficos, tabelas etc. Com destaque para os relacionados abaixo: 


Vosviewer 


Programa gratuito desenvolvido pela Universiteit Leiden (Holanda) que possibilita a construção de mapas baseados em informações de redes de coautorias, cocitação e acoplamento bibliográfico com técnicas de agrupamento. Sua utilização é intuitiva e de fácil assimilação, sendo o mais utilizado pela Biblioteca nas pesquisas bibliométricas postadas em nossas redes sociais. Está disponível para download em http://www.vosviewer.com

Acesse o vídeo com o tutorial simplicado em 



Bibexcel 


Software gratuito desenvolvido por Olle Persson (Suécia) que possibilita a análise de dados bibliográficos por meio da geração de arquivos que podem ser importados pelo Excel. Possui diversas ferramentas, tais como frequências de autores, países, periódicos, instituições etc. Faça o download e acesse os tutoriais de utilização em https://homepage.univie.ac.at/juan.gorraiz/bibexcel/


Ucinet 


Software para análise de redes sociais desenvolvido por Lin Freeman, Everett Martin e Steve Borgatti, incluindo a ferramenta de visualização de redes Netdraw. Permite a conversão de tabelas realizadas no Excel em redes sociais passíveis de formatação, como cor, tamanho, formato, fonte e outros elementos. Maiores informações em 


Acesse o vídeo com o tutorial básico em 



Com o aporte da Bibliometria e seus respectivos softwares, você poderá realizar mapeamentos científicos sobre temas relacionados à sua pesquisa e demonstrar, por meio de dados quantitativos, as principais características e tendências da área, ratificando seus argumentos, além de aprimorar a apresentação de seus dados e, consequentemente, o seu texto. Boa pesquisa! 



Referências 


ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v.12, n.1, p.11-32, jan. / jun., 2006. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/revistaemquestao/article/view/3707/3495> Acesso em: 18 set. 2016 


GLÄNZEL, W. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators. Bélgica: [s.n.], 2003. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.97.5311&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 6 agosto 2017 


MACIAS-CHAPULA, C.A. O papel da informetria e da cientometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.134-140, maio/ago., 1998. 


MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Literatura científica, comunicação científica e ciência da informação. In: TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandão (org.). Para entender a ciência da informação. Salvador: EDUFBA, 2007, p.125-144. 


SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.141-148, maio/ago., 1998. 


TAGUE-SUTCLIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing & Management, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992. 


VANTI, Nadia. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.2, p.152-162, 2002. 


VANTI, Nadia; SANZ-CASADO, Elias. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 349-358, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300349&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 08 nov.2017. 


VANZ, Samile Andréa de Souza; STUMPF, Ida Regina Chittó. Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.20, n.2, p. 67-75, maio/ago., 2010.

Um comentário:

  1. A Bibliometria contribuiu muito para a sedimentar a Ciência da Informação. Quando fiz o mestrado na UFRJ/IBICT, fiquei encantada com a Bibliometria! No ano dos meus estudos 1988 /1990 não existia esses software. Coletei meus dados manualmente. A dissertação foi o *Estudo da produção científica dos pesquisadores do programa nacional de pesquisa de caprinos da Embrapa* utilizei várias leis da Bibliometria!

    ResponderExcluir