quarta-feira, 18 de maio de 2016

Método usa computadores para levantar literatura científica - Agência Fapesp

Procedimento desenvolvido na USP de São Carlos permite rastrear os artigos científicos mais relevantes de cada área
 
Procedimento desenvolvido na USP em São Carlos não apenas permite rastrear os artigos mais relevantes de cada área como também mapear a organização dessas áreas, com suas comunidades e conexões (Visualização da rede de citações obtida em busca pelo termo 'complex network1 na base de dados Web of Science / Filipe N. Silva)
 


A busca de informação na internet por meio de palavras-chave é uma atividade trivial, integrada ao cotidiano de usuários do mundo todo. Mas selecionar em meio a milhares de referências aquelas que realmente possuem relevância científica é algo bem mais complicado.


Mais ainda saber como as informações relevantes estão organizadas, como se estrutura a grande área daquele campo de estudos, quais são suas subáreas, quais são as comunidades que nelas atuam ou que conexões as diferentes comunidades mantêm entre elas. Tudo isso é fundamental para quem precisa fazer um levantamento da literatura especializada em qualquer domínio da ciência.


Uma metodologia para fazer esse tipo de levantamento por meios computacionais acaba de ser estabelecida por um grupo de pesquisadores. Artigo a respeito foi publicado no
Journal of Informetrics.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário