segunda-feira, 14 de julho de 2014

Movimento Open Data se consolida internacionalmente

Como anunciado neste blog1 (o Blog do Scielo), o primeiro número do periódico em acesso abertoScientific Data2 acaba de ser publicado no dia 24 de junho pelo Nature Publishing Group, o grupo editorial responsável pela prestigiosa coleção Nature. A nova publicação é um espaço destinado à publicação formal de descrições de datasets, denominados Data Descriptors³.
O periódico é revisado por pares e publicado apenas na versão eletrônica. Os autores pagam uma taxa de publicação (a partir de US$ 900, de acordo com o tipo da licença e o país de afiliação), o que assegura sua imediata disponibilização em Acesso Aberto, com seu conteúdo sob licença Creative Commons Attribution (CC-BY) e cujos metadados dos datasets ficam disponíveis no formato legível por computadores (machine readable).
O lançamento do periódico é produto da crescente conscientização por parte da academia, instituições de pesquisa, agências de fomento, setor privado, governos e a sociedade civil da importância em disponibilizar dados experimentais provenientes da pesquisa científica e prover a interoperabilidade destes com os artigos a que deram origem. A capacidade da ciência em progredir a partir de estudos realizados, e de se autocorrigir continuamente encontra na disponibilização aberta dos dados um de seus pilares.
Vejam a matéria completa aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário