segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mídias Sociais: Uma Revolução no Ensino Superior

As mídias sociais não são nenhuma novidade. Os ancestrais tribais da maioria das antigas sociedades partilhavam informações e conhecimentos com as novas gerações por meio, por exemplo, do uso de pinturas rupestres, situação na qual as informações eram reunidas socialmente (ou seja, não por apenas um indivíduo), e a tinta, os corantes e as gravuras rupestres eram usados como meio.
Depois de milênios compartilhando informações dessa maneira, a chegada da Internet desencadeou uma grande revolução ao reinjetar na sociedade o poder das mídias sociais. De uma hora para outra, todos os tipos de informações puderam ser partilhadas quase que instantaneamente em grandes distâncias.
De maneira lenta, mas firme, essa revolução também está entrando no ensino. A Web 2.0 (a “Web participativa”) chegou ao nosso conhecimento no ensino por volta de 2007, quando sites como Facebook e YouTube começaram a entrar na consciência do público. Como a computação móvel foi adicionada a essa mistura, de repente a vida de todos no plano da educação e em outros pode ser partilhada – desde modelos de aprendizagem a receitas culinárias.
 
Vejam o artigo completo aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário