As mídias sociais não são nenhuma novidade. Os ancestrais tribais da maioria
das antigas sociedades partilhavam informações e conhecimentos com as novas
gerações por meio, por exemplo, do uso de pinturas rupestres, situação na qual
as informações eram reunidas socialmente (ou seja, não por apenas um indivíduo),
e a tinta, os corantes e as gravuras rupestres eram usados como meio.
Depois de milênios compartilhando informações dessa maneira, a chegada da
Internet desencadeou uma grande revolução ao reinjetar na sociedade o poder das
mídias sociais. De uma hora para outra, todos os tipos de informações puderam
ser partilhadas quase que instantaneamente em grandes distâncias.
De maneira lenta, mas firme, essa revolução também está entrando no ensino. A
Web 2.0 (a “Web participativa”) chegou ao nosso conhecimento no ensino por volta
de 2007, quando sites como Facebook e YouTube começaram a entrar na consciência
do público. Como a computação móvel foi adicionada a essa mistura, de repente a
vida de todos no plano da educação e em outros pode ser partilhada – desde
modelos de aprendizagem a receitas culinárias.
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