terça-feira, 18 de maio de 2021

São Paulo ganha primeira livraria só com obras de autoras

"Corrigir um buraco na história". Esse é o objetivo da livraria Gato Sem Rabo, a primeira do Brasil apenas com livros escritos por mulheres, que será inaugurada nesta quarta (19), na Vila Buarque, região central de São Paulo. O espaço foi concebido por Johanna Stein, ex-modelo catarinense formada artes visuais.

                                        Projeto da Gato Sem Rabo, que será inaugurada 
                                         na região central da cidade.


"As mulheres sempre escreveram muito, sobre diversos assuntos, mas estavam condenadas a obrigações sociais que as mantinham longe da produção literária. Nós conquistamos mais espaço, mas ainda existe um vazio, um buraco na história, e a gente precisa garantir que nenhuma mais seja deixada para fora das prateleiras das livrarias", afirma Johanna a Universa dias antes da abertura da Gato Sem Rabo.


O nome faz menção a um ensaio de Virginia Woolf (1882-1941), em "Um Teto Todo Seu" (1929), que descreve a presença das mulheres na literatura como algo tão estranho quanto um gato sem rabo. Apesar de ter sido escrita há quase um século, a ideia permanece bem atual, já que, até 2014, mulheres eram apenas 30% das autoras dos livros impressos no Brasil, segundo um estudo da professora Regina Dalcastagnè, da Universidade de Brasília.


Leiam a matéria completa aqui .


Matérias relacionadas:











Nenhum comentário:

Postar um comentário