quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Dataset Search: Google lança novo mecanismo de busca para ajudar os cientistas a encontrar os conjuntos de dados que precisam

Pesquisa de conjunto de dados pode ser o melhor amigo de um cientista



O objetivo do Google sempre foi organizar as informações do mundo, e seu primeiro alvo era a web comercial. Agora, ele quer fazer o mesmo para a comunidade científica com um novo mecanismo de pesquisa para conjuntos de dados.


O serviço, chamado Dataset Search , é lançado hoje e será um complemento do Google Scholar , o popular mecanismo de busca da empresa para estudos e relatórios acadêmicos. Instituições que publicam seus dados on-line, como universidades e governos, precisarão incluir tags de metadados em suas páginas da web que descrevam seus dados, incluindo quem criou, quando foi publicado, como foi coletado e assim por diante. Essas informações serão indexadas pela Pesquisa de conjunto de dados e combinadas com a entrada do Gráfico de conhecimento do Google. (Esse é o nome para as caixas que aparecem para pesquisas comuns. Portanto, se o dataset X foi publicado pelo CERN, algumas informações sobre o instituto também serão incluídas nos resultados.)


Leiam a matéria na íntegra, em inglês, aqui . 

Um comentário: