quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Preprints – o caminho a seguir para o compartilhamento rápido e aberto do conhecimento

 
 
Por Jan Velterop
 
 
Em 19 de janeiro de 2017, algo notável aconteceu. Um preprint intitulado “Um Roteiro de Dados de Citação para Publishers Científicos1” foi postado no bioRχiv, o servidor de preprints de Cold Spring Harbor. A postagem de preprints no bioRχiv acontece o tempo todo, de modo que não é algo notável. O que é notável é o fato do autor principal (e autor correspondente) ter ‘Elsevier’ em sua afiliação. Eu vejo isso como um sinal de esperança. Como discuti anteriormente, os preprints podem vir a ser uma solução para o fato de que grande parte da literatura científica não ser compartilhada tão abertamente, tão amplamente e tão rapidamente quanto possível, porque está sendo “refém” da necessidade da maioria dos pesquisadores em obter reconhecimento formal por meio da publicação de seu trabalho em um periódico arbitrado por pares para finalidade de progresso na carreira.
 
 
A solução seria a comunicação e o compartilhamento de resultados de pesquisa, de um lado, e a publicação formal em um periódico arbitrado por pares, de outro, podendo estes serem processos separados e paralelos.
Houve recentemente vários desenvolvimentos que me deixam otimista de que este modelo de separar compartilhamento de reconhecimento formal pode ocorrer. E se até mesmo autores afiliados com publishers tradicionais optar por publicar um preprint ao invés de esperar até que um periódico arbitrado aceite seu manuscrito, o meu otimismo apenas aumenta. Naturalmente, a pressão de seis ou sete coautores pode ter influenciado na decisão de publicar um preprint antes do artigo mencionado acima, mas, de qualquer forma, este é um dos desenvolvimentos encorajadores.
Vejam a matéria na íntegra aqui .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário