quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Carmen Miranda, a cantora que é uma marca brasileira no mundo

Carmen Miranda faria 108 anos nesta quinta-feira (9), se estivesse viva. A atriz, cantora e dançarina, nascida em Portugal e radicada no Brasil, é tema de hoje, em clima de pré-Carnaval.

Inspirada pelos pais, amantes de ópera, por baianas e vendedores de frutas, Carmen Miranda vestia sua icônica fantasia de baiana, com um "chapéu tropical", quando se apresentava, ganhando o mundo com hits dançantes como “Tico Tico no Fubá” e “Chica Chica Boom Chic”.

O seu primeiro álbum foi lançado em 1929, e ficou imensamente popular no Brasil. Mudou-se para os Estados Unidos em 1939, participando de musicais e filmes, ganhando a admiração do mundo todo. A atriz e cantora morreu em 1955, por causa de um ataque cardíaco, aos 46 anos.

Carmen Miranda em Hollywood

Ao longo de toda a sua carreira no cinema estadunidense, Carmen Miranda acumulou uma fortuna de mais de US$ 2 milhões de dólares e foi a atriz mais bem paga de Hollywood. As roupas de Carmen Miranda também chamavam atenção, formando um estereótipo forçado de uma latina. No Brasil a repercussão de seu tipo de vestimenta exótica não foi das melhores e a sua popularidade começou a cair.

Morte precoce de Carmen Miranda

Carmen Miranda morreu no dia 5 de agosto de 1955 aos 46 anos, em sua casa, em Beverly Hills. Seu corpo foi encontrado no corredor de sua casa. Na noite anterior a artista tinha terminado as gravações para o programa The Jimmy durante Show, da NBC. Ao término das filmagens, ela deu uma festa em sua casa para o elenco e alguns amigos e foi para o seu quarto depois das 3 da madrugada. A causa da morte de Carmen Miranda foi um ataque cardíaco fulminante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário