quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Ranking Web of Universities classifica 8 universidades brasileiras entre as 500 melhores do mundo


O Brasil tem 8 universidades entre as 500 melhores do mundo (na edição passada eram 9), de acordo com o Ranking Web of Universities ou Webometrics, divulgado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica. O levantamento é baseado no impacto que as publicações científicas das instituições de ensino têm na internet. Das universidades brasileiras até a 500º posição, todas são públicas, sendo 5 federais e 3 estaduais (todas do Estado de São Paulo).


                     Universidade de São Paulo, primeira Universidade brasileira no Ranking

Além disso, considerando as TOP 1.000, temos mais 15 universidades (contra mais 13 que estavam na edição de janeiro de 2016), que podem ser conferidas no quadro mais abaixo. No geral, algumas melhoraram enquanto a maioria se manteve estável, com a novidade que a Universidade Federal da Paraíba estreou entre as TOP 1.000.

                Universidade Estadual de Campinas, segunda Universidade Brasileira no Ranking

Acompanhe abaixo a evolução das nossas Universidades entre os rankings de julho de 2014 a julho de 2016.


        Universidade Federal do Rio de Janeiro, terceira melhor Universidade do País, segundo o Ranking



O levantamento avalia as universidades quanto à qualidade do conteúdo publicado, atribuindo pesos conforme a tabela abaixo:



A pesquisa é divulgada semestralmente desde 2004. O objetivo, de acordo com o site da divulgação, é motivar as universidades a aumentarem a presença na internet. "Caso a performance da instituição estiver abaixo da posição esperada de acordo com a excelência acadêmica que tem, as autoridades deveriam reconsiderar a política na rede e promover um aumento no volume e na qualidade das publicações eletrônicas", informa a metodologia do levantamento.

FONTE: http://www.webometrics.info/en

Um comentário: