Conferência
Introdução à difusão internacional de políticas públicas
Professora Karen Fernandez Costa (Unifesp)
Professor Osmany Porto de Oliveira (Unifesp/CEBRAP)
O objetivo da conferência é discutir questões de um campo emergente. Trata-se de promover reflexão acerca da circulação interna e internacional de ideias, modelos e instituições do Estado. No período recente, o problema da difusão de políticas públicas ganhou espaço em diversas áreas das ciências humanas. Isto se deve a uma imposição empírica.
A modernização administrativa, a influência das instituições internacionais na política doméstica, a competição entre os países e a globalização fizeram com que a adoção de políticas semelhantes em contextos variados se tornasse cada vez mais frequente. Nos estados federalistas, muitas políticas públicas são induzidas em nível nacional, de cima para baixo, afetando seus entes subnacionais. Além disso, a integração regional e os regimes internacionais propiciaram a harmonização de normas e instrumentos de regulação. O Brasil também está inserido neste movimento, pois foi historicamente uma terra fértil para a recepção de instituições estrangeiras e nos últimos anos vem se consagrando como um verdadeiro exportador de políticas sociais, que se difundem para países do Norte e do Sul.
Por que políticas são difundidas? Que atores são envolvidos? Quais mecanismos intervêm no processo? A proposta desta atividade é introduzir os alunos ao tema e às principais questões relativas à difusão internacional de políticas públicas. Trata-se de uma atividade preparatória ao “Seminário Internacional sobre Difusão de Políticas”, evento de extensão da
Unifesp – Osasco em parceria com o CEBRAP, previsto para o dia 11 de maio de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário