terça-feira, 29 de outubro de 2013

Reitora apresenta projeto do novo Campus Osasco ao MEC

Ao lado do prefeito do município, Soraya propõe integração entre universidade e a comunidade local; obras devem iniciar em 2014
 
O processo para implantação do novo Campus Osasco da Unifesp foi discutido pela reitora Soraya Smaili, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, e o prefeito Jorge Lapas, em reunião ocorrida em Brasília, no dia 22 de outubro. Na ocasião, foram apresentados detalhes do projeto, que prevê maior integração entre a universidade e o município.

“Desejamos criar um campus aberto à comunidade para que os benefícios sejam desfrutados por todos, seja pela difusão de conhecimento ou pelo uso dos equipamentos públicos que serão instalados próximos à universidade”, afirmou Soraya.

Com orçamento inicial de aproximadamente R$ 121 milhões para a construção dos dois primeiros prédios – investimento este já garantido pelo MEC na reunião -, o novo campus será construído em um terreno de 211 mil m², localizado no bairro Quitaúna, e que pertence à Unifesp desde 2007. Porém, apenas na atual gestão ele tornou-se prioridade, após sucessivas discussões entre a congregação, o conselho universitário e a prefeitura local. O convênio firmado entre a universidade e o município envolve diversas ações que reforçam a integração entre as partes.

Uma delas, refere-se à cessão de uma área de 7,5 mil m² do terreno para a construção de uma creche, uma escola infantil e uma escola de ensino fundamental que ficarão sob responsabilidade da prefeitura, para atender a população local e a comunidade acadêmica. Uma rua pública e uma praça linear que cruzarão o terreno servirão para interligar os bairros do entorno do campus, favorecendo o acesso a ele e a mobilidade no município.

“Não queremos construir um bunker fechado aos moradores de Osasco, e sim trazer a cidade para dentro da nossa estrutura. A ideia é desenvolver um projeto que seja bom para a cidade e para a comunidade da Unifesp”, explicou o pró-reitor de Planejamento, professor Pedro Arantes, que acompanhou a reitora na reunião.

No encontro em Brasília, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, reiterou a importância de um curso de Direito na cidade, o que vai ao encontro com os objetivos do diretor do campus, professor Murilo Pereira Leal Neto, que também esteve presente na ocasião. “Um curso de Direito em Osasco tem plena coerência com o projeto pedagógico que já oferecemos, que contempla as áreas de Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais”, reforçou o professor Murilo.

Representando o MEC, Paim e o secretário de Educação Superior do ministério, Paulo Speller, mostraram-se abertos para colaborar com a implantação da nova estrutura da Unifesp. De acordo com o cronograma da Pró-Reitoria de Planejamento, o lançamento da licitação do projeto executivo deve ocorrer em janeiro de 2014, para que as obras sejam iniciadas já no ano que vem.

Também estavam presentes no encontro a diretora da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do MEC, Adriana Rigon Weska, a secretária de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Osasco, Dulce Helena Cazzuni, e o assessor de gabinete da Reitoria da Unifesp, professor Javier Amadeo.


FONTE: https://intranet.unifesp.br/restrict/index3.php?ntc=9201

Nenhum comentário:

Postar um comentário