quarta-feira, 13 de março de 2013

Prefeito leva a ministro pedido de construção do 1º prédio do campus definitivo de Osasco da Unifesp




A Prefeitura de Osasco e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) uniram forças para obter convênios junto ao Ministério da Educação (MEC) visando novos passos no processo de implantação do campus definitivo da instituição na cidade. E o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, será o “porta voz” dessas reivindicações, já que se reúne nesta quarta-feira, dia 13 de março, com o ministro Aloizio Mercadante, em Brasília, para apresentar diversos projetos da cidade na área da Educação.

Os principais pontos da pauta envolvendo o campus Osasco da Unifesp no MEC foram acertados entre Lapas e a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, durante reunião realizada na tarde de terça-feira, dia 12, no prédio da reitoria, na Capital.
 
No encontro, Lapas falou da importância de que novas medidas sejam adotadas no sentido de ocupar o terreno, adquirido pelo MEC no bairro da Cidade das Flores, para a implantação do campus. Já Soraya, recém-empossada no cargo para o período de 2013 a 2017, destacou que essa reivindicação vem de encontro às metas de sua gestão.

Ficou decidido que Lapas levará ao ministro três pedidos principais para viabilizar esse projeto: a construção de um primeiro prédio acadêmico no local, enquanto o projeto completo não é finalizado, para já receber parte dos cursos; a implantação de um creche, no terreno, para atender filhos de funcionários da Unifesp; e a ampliação do corpo técnico de funcionários do campus Osasco, para permitir a expansão dos serviços prestados.

Em paralelo, a Unifesp já trabalha no desenvolvimento dos projetos da creche e do primeiro prédio do campus, além de adotar providências para fazer a iluminação e a sinalização do terreno. Quanto ao cercamento da área, outra reivindicação apresentada por Lapas, ficou acordado que a prefeitura cederá uma equipe técnica para colaborar com o projeto.

Durante o encontro, foi acertada ainda a criação de um grupo de trabalho para definir as próximas fase de cada projeto e também a elaboração de um termo de cooperação entre a Unifesp e a prefeitura para ações comuns de curto, médio e longo prazos.

“Agradeço muito sua vinda aqui hoje. As reivindicações da prefeitura estão em concordância com o que queremos para o campus Osasco e essa parceria é fundamental tanto para a universidade quanto para Osasco e região. O campus Osasco é prioritário e estratégico para a Unifesp e esta gestão estará muito presente na cidade”, afirmou a reitora.

Já o prefeito Lapas se colocou à disposição para fazer a interlocução com o ministro e também para a realização de novos convênios. “Enquanto o campus definitivo não é implantado, já cedemos um prédio para que a Unifesp Osasco funcione. Mas queremos ver o campus definitivo no terreno que foi adquirido pelo MEC e que é muito bom, pois fica em uma área nobre da cidade e com acesso fácil pelo sistema ferroviário”, destacou.

Durante o encontro, o diretor do campus Osasco, professor Murilo Leal, fez uma apresentação da instituição. Atualmente, funcionam no local 4 cursos: Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Relações Internacionais, que atendem 503 alunos. Já em maio começam as aulas do novo curso do campus, o de Ciências Atuariais. “Hoje, nossos cursos têm uma média de 17% de alunos de Osasco. Mas em alguns cursos, principalmente os noturnos, essa participação sobe para 28%”, explicou. Segundo ele, até 2014 o campus deve atender um total de 1263 alunos nos cinco cursos.

Existe ainda a possibilidade do campus contar, a médio prazo, com um curso de Direito. “Já está aberto o processo para a contratação de professores, mas o curso ainda não está alocado em nenhum campus. Osasco está reivindicando e essa é também uma boa hora de fazer essa discussão junto ao MEC”, afirmou Soraya.

Também participaram da reunião a secretária de Governo, Dulce Helena Cazzuni, e o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco, Luciano Jurcovichi; o professor Javier Amadeo, assistente de gabinete da reitoria, e a professora Cláudia Tessai, vice-diretora do campus Osasco.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário