quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Lançamento de Livro da Profa. Cláudia Tessari


Livro: Braços para colheita: Sazionalidade e permanência do trabalho temporário na agricultura paulista (1890-1915)
Autor: Cláudia Alessandra Tessari
Edição: Alameda (11 3012-2400)
Preço: R$ 64,00 (336 p.)
ISBN: 978-85-7939-121-7
Formato: 16 x 23- Brochura - 0,485 Kg

Neste livro, Cláudia Tessari, professora de economia da Universidade Federal de São Paulo, trata de um dos temas mais importantes da história econômica brasileira: a transição do trabalho escravo para o livre na grande lavoura.
O livro vai focar essencialmente nas mudanças ocorridas nas condições de trabalho na virada do século XIX para o XX que afetaram profundamente a sociedade brasileira. Claudia Tessari nos mostra, desta maneira, como a transição do trabalho escravo para o livre na grande lavoura se processou de modo bastante desigual conforme as regiões do país.
A pesquisadora procura com este trabalho contribuir para um novo enfoque para a história das relações de trabalho no Brasil. Analisando os dados sobre as exigências sazonais de mão-de-obra de acordo com o calendário agrícola das principais culturas do Oeste paulista, sua pesquisa dá o devido lugar ao trabalho temporário na estruturação da atividade econômica da agricultura já no momento de formação do mercado de trabalho e, por extensão, ressalta a importância do elemento nacional (o trabalhador temporário por excelência) no contexto da transição.
Sobre a autora: Cláudia Alessandra Tessari é doutora em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP e professora de História Econômica e Economia Mundial no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, é coordenadora do curso de Ciências Econômicas da mesma universidade. Desde 1994 estuda a formação do mercado de trabalho no Brasil, tendo defendido mestrado e doutorado e publicado artigos sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário