segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Os 10 anos da Biblioteca da Eppen



No mês de maio de 2023, a Biblioteca da Eppen comemorou os 10 anos da sua abertura ao público. 


     A Biblioteca tal como era no ano de 2013.




A biblioteca iniciou sua formação em 2011, com a chegada dos dois primeiros bibliotecários. O início das aulas em março do mesmo ano foi responsável por acelerar o processo de instalação da biblioteca. Porém, ainda assim foi demorado, pois havia começado do zero, e esse processo envolvia licitação e disponibilização de verbas.


Inicialmente a biblioteca contava apenas com 20 estantes. Logo após a abertura do campus, recebemos através da coordenadora do curso de Relações Internacionais (Cristina Pecequilo) uma doação de cerca de 500 exemplares de livros da Fundação Alexandre de Gusmão.


Além disso, no ano de 2011, foi iniciado o primeiro processo de compras de livros da Biblioteca do Campus Osasco, e, no começo de 2012, a empresa que venceu a licitação (Livraria SBS) começou a entregar os livros, que haviam sido solicitados pelos primeiros docentes do campus. Em agosto de 2011 a biblioteca criou um blog que visava inicialmente a divulgação de uma feira de livros que estávamos organizando para o mês de setembro de 2011. Após a Feira de Livros, aproveitando a existência do blog, iniciamos postagens de matérias e notícias relacionadas às áreas do campus, além de notícias de utilidade pública, ciência e tecnologia.


O processo de formação teve continuidade e no mês de maio de 2013 iniciamos o empréstimo de livros, um marco e realização muito grande. No mesmo ano criamos nossa página institucional no Facebook e em 2015 criamos a nossa página no Twitter. Todos os nossos perfis nas redes sociais são muito acessados e temos visibilidade internacional. Desde então, a biblioteca não para de crescer. Atualmente enfrentamos um grande problema de espaço para armazenar de nossos materiais, uma vez que estamos em um campus provisório.


   
Equipe da Biblioteca em 2017, da esquerda para a direita: Beatriz, Ivã, Elisângela, Maria        Rosa, Andreas, Elaine, Naiara, Vivian e Maria Cláudia.



    Da esquerda para a direita, Naiara e Vitor Hugo, da equipe da Biblioteca, compondo a            banda da Eppen em 2018.


    O retorno às atividades após a pandemia, da esquerda para a direita: Naiara, Fábio, Vivian, Marciele,
    Maria Rosa e Andreas.



Os anos de 2020 a 2022 marcaram um tempo difícil para o mundo e a Unifesp, que suspendeu suas atividades presenciais no período devido a pandemia do corona vírus.
Mas a Biblioteca não parou: atendemos nossa Comunidade Acadêmica via e-mail e redes sociais, e nos empenhamos em atender às necessidades informacionais dos nossos Docentes e Discentes via bases de dados e e-books, com as aulas ocorrendo de modo remoto no período.


Esses anos marcaram também uma transição na forma em que os discentes da Unifesp entregavam seus TCCs, Dissertações e Teses, com a estreia do Repositório Institucional da Unifesp .


No mês de maio de 2023, ao comemorarmos os 10 anos da nossa abertura, não podíamos deixar essa importante data passar em branco.


                 Convite para o evento de comemoração dos 10 anos de abertura da 
                 Biblioteca da Eppen


    A programação do evento.


    Escritor Ricardo Dias, da cidade de Osasco, abrindo e evento.





    Prof. Murilo Leal, primeiro Diretor da Eppen.



    Profa. Luciana Onusic, então diretora acadêmica.


    Profa. Luciana Rosa, da nova gestão que iria assumir o campus duas semanas após as comemorações


    Rebeca Júlia, a última de nossas bolsistas.





    Maria Cláudia, que foi uma de nossas bolsistas BIG.



    Bibliotecária Maria Rosa, agradecendo aos presentes e apresentando a banda que tocou ao final do          evento



A Biblioteca da Eppen agradece a todas as pessoas que nos prestigiaram no evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário