quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Oasisbr: Portal brasileiro de publicações e dados científicos de acesso aberto

 Conheçam o "google" da ciência aberta brasileira.




O Portal brasileiro de publicações e dados científicos em acesso aberto - Oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.


Por meio do Oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.


                              As conexões do Oasisbr com portais nacionais e estrangeiros.




O Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto, publicados em revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações.


Deste modo, o Oasisbr tem por objetivo reunir, dar visibilidade e acesso à boa parte dos conteúdos científicos produzidos por pesquisadores que atuam nas instituições brasileiras e portuguesas, publicados em sistemas agregadores de produção e dados científicos.


Por meio de uma única interface, o Oasisbr dá acesso às mais diversas tipologias documentais que contém informações científicas, a saber: artigos científicos, livros, capítulos de livros, artigos apresentados em conferências, conjuntos de dados de pesquisa, preprints, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, etc. Ademais, o Oasisbr também dá acesso ao conteúdo científico presente no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).


   
Composição da base do Portal Oasisbr em setembro de 2022.

 


Objetivos:


  • Contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica pesquisadores das instituições brasileiras e portuguesas, nacional e internacionalmente;

  • Oferecer aos mais diferentes profissionais envolvidos com a comunicação científica, acesso aberto e rápido a um grande volume da produção científica e de conjuntos dados de pesquisa qualificados;

  • Favorecer o aumento do intercâmbio científico entre pesquisadores, nacional e internacionalmente;

  • Estimular a criação de plataformas científicas em acesso aberto, tais como: revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações;

  • Estimular a adoção das práticas da Ciência Aberta no contexto da comunicação científica nacional;

  • Fornecer dados e informações confiáveis que evitem a duplicação de esforços e recursos para o desenvolvimento da pesquisa;

  • Atuar como provedor nacional de plataformas científicas em acesso aberto, coletando e dando acesso às mais diferentes tipologias documentais.


Fluxo informacional do Oasisbr:





Para agregar em um único portal a produção científica nacional em acesso aberto o Oasisbr utiliza uma plataforma que, semanalmente, coleta os conteúdos disponibilizados pelos provedores que integram o Oasisbr.


Os conteúdos agregados pelo Oasisbr são coletados, também, pelo Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). , e, da mesma maneira, os conteúdos disponibilizados pelo RCAAP são coletados pelo Oasisbr e disponibilizados para a comunidade científica brasileira. Os conteúdos agregados pelo Oasisbr são coletados, também, pela Rede de Repositorios de Acceso Abierto a la Ciencia (LA Referencia) , que por sua vez é coletada pelo agregador europeu OpenAIRE .


Essa rede de informação possibilita que o Oasisbr cumpra sua missão primordial, de aumentar o impacto da Ciência brasileira mundo afora.


Acessem o Oasisbr, conheçam mais sobre as fontes coletadas e indicadores, e iniciem suas pesquisas! 


Ficou com algumas dúvida ou quer saber mais sobre o Oasisbr ou sobre o acesso aberto, é só comentar que ficaremos felizes em ajudar. 


Matéria relacionada:



Nenhum comentário:

Postar um comentário