quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Conheça o Repositório Institucional da Unifesp

O Repositório Institucional UNIFESP é uma plataforma tecnológica que tem como objetivo reunir, preservar, compartilhar e divulgar trabalhos de pesquisa, acadêmicos e artísticos produzidos na Universidade Federal de São Paulo.






Na publicação do dia 14 de setembro sobre o Oasisbr vimos que essa ferramenta pesquisa também em Repositórios Institucionais, tal como o Repositório Institucional da Unifesp.


Mas, o que é exatamente um Repositório Institucional? Para Lynch (2003), Repositório Institucional 


                    é um conjunto de serviços que uma universidade oferece aos                                   membros de sua comunidade para a gestão e divulgação de materiais                      digitais criados pela instituição e seus membros da comunidade. É                           essencialmente um compromisso organizacional com a administração                     desses materiais digitais, incluindo preservação a longo prazo, quando                     apropriado, bem como organização e acesso ou distribuição. 



O Repositório Institucional UNIFESP é uma plataforma tecnológica que tem como objetivo reunir, preservar, compartilhar e divulgar trabalhos de pesquisa, acadêmicos e artísticos produzidos na UNIFESP em acesso aberto, sem necessidade de cadastro e seu conteúdo pode ser encontrado por qualquer buscador da internet.


O Repositório Institucional da Unifesp foi criado em 2015, e conta com mais de 60 mil registros, entre artigos científicos, teses, dissertações e TCCs, distribuídos pelas comunidades que representam as unidades da universidade.


Todos os TCCs, dissertações e teses entre outros materiais são depositadas no Repositório Institucional UNIFESP (https://repositorio.unifesp.br/) pelo(a) próprio(a) autor(a), ou seja, são auto-arquivadas. O auto arquivamento é uma estratégia que permite a disponibilidade dos trabalhos acadêmicos em acesso aberto.




O autoarquivamento de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso passa a ser obrigatório a partir de 2021, dispensando assim, a versão impressa. Para realizar o depósito é muito simples. Acesse o endereço do Repositório Institucional (https://repositorio.unifesp.br), utilize seu email institucional (sem @unifesp.br) e senha da intranet, localize a coleção onde deseja realizar o depósito e preencha os dados do seu trabalho. Após a inserção, a Secretaria de Pós e a biblioteca do seu campus irão realizar a verificação das informações e seu trabalho será publicado. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a biblioteca da sua unidade.




Para saber mais:


Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da Unifesp (CRBU) - Serviços


Trabalhos Acadêmicos



FONTES:


LYNCH, Clifford A. Institutional repositories: essential infrastructure for scholarship in the digital age. Disponível em: <https://muse.jhu.edu/article/42865/pdf>. Acesso em: 15 set. 2022.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da Unifesp. Repositório Institucional. Disponível em: <https://repositorio.unifesp.br/>. Acesso em: 15 set. 2022. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário