segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Grandes mudanças na política de acesso aberto são reveladas pelo Governo americano

A administração Biden instrui todas as agências dos EUA a exigirem acesso imediato a pesquisas financiadas pelo governo federal após sua publicação, a partir de 2026.






As agências de pesquisa dos EUA devem tornar os resultados de pesquisas financiadas pelo governo federal livres para leitura assim que forem publicados, anunciou o governo do presidente Joe Biden. Esta é uma mudança importante em relação às políticas atuais que permitem um atraso de até um ano antes que os documentos sejam postados fora dos paywalls.


Como os Estados Unidos são o maior financiador de pesquisa do mundo, a mudança – a ser implementada até o final de 2025, se não antes – é um impulso para o crescente movimento de acesso aberto (OA) para tornar a pesquisa científica publicamente disponível. Isso já foi altamente incentivado pelo Plano S, uma cobrança para OA de embargo zero liderada por financiadores europeus . “É um grande negócio”, diz Peter Suber, que lidera o Projeto de Acesso Aberto de Harvard na Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts. “Esta nova política dos EUA é um divisor de águas para a publicação acadêmica”, acrescenta Johan Rooryck, diretor executivo do grupo de financiadores da coligação S que está por trás do plano liderado pela Europa.




A mudança de política foi anunciada em 25 de agosto, em orientação que o Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca (OSTP) emitiu para agências federais . O OSTP recomenda que as agências garantam que o trabalho revisado por pares de seus bolsistas seja disponibilizado em um repositório público aprovado pela agência sem demora após a publicação. Cada agência pode desenvolver seus próprios protocolos sobre exatamente como isso deve ser feito – um processo a ser concluído nos próximos seis meses a um ano.


Acessem a matéria completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário