quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Portal de Periódicos da Capes: Oxford University Press lança nova plataforma digital

Os primeiros conteúdos a serem transferidos serão os periódicos da Oxford Journals, ainda em novembro. O lançamento oficial da plataforma ocorrerá em janeiro de 2017




A Oxford University Press (OUP) – editora que compõe o acervo do Portal de Periódicos da Capes – anunciou o lançamento de sua nova plataforma digital: a Oxford Academic. Segundo comunicado enviado pela Oxford, a base “reunirá conteúdo, comunidade e serviços acadêmicos em um único local”. O primeiro recurso a migrar será o Oxford Journals.

A transição do primeiro conjunto de periódicos começou em 14 de novembro, sendo que a segunda etapa está programada para 30 de novembro. De acordo com a editora, “a migração será feita assim para garantir o período mais curto de execução simultânea para os clientes, mas mantendo a qualidade da nova plataforma”.

Enquanto o processo estiver em andamento, as duas bases (Oxford Journals e Oxford Academic) funcionarão simultaneamente.



Um dos principais objetivos da mudança é oferecer aos usuários o melhor da tecnologia para desenvolvimento de pesquisas. Entre os benefícios do novo recurso, estão:

· Design responsivo, compatível com qualquer dispositivo;
· Mais opções de navegação;
· Filtros aprimorados de lista de resultados (mídia, assunto, marcadores personalizados, tipo de artigo, publicados recentemente, disponibilidade);
· Lista de resultados combinados, exibindo artigos, periódicos, mídia e outros conteúdos lado a lado;
· Registros MARC e listas KBART aprimorados;
· Arquitetura ágil, que permitirá integrar outras tecnologias e serviços à plataforma.


Pelo Portal de Periódicos, a comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso a mais de 200 títulos em texto completo da Oxford Journals, com abrangência em diversas áreas do conhecimento, como Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes e Ciências Biológicas.


A Capes ainda assina outros recursos da OUP: Grove Music Online, The Oxford Companion to Music, The Oxford Dictionary of Music e Oxford Music Online.


A Oxford Academic entrará em operação oficialmente em janeiro de 2017, somente então a base Oxford Journals será desativada. As outras ferramentas online começarão a migrar depois do lançamento oficial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário