quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Rigor científico e ciência aberta: desafios éticos e metodológicos na pesquisa qualitativa

Integridade em pesquisa e rigor científico



A discussão sobre integridade em pesquisa e rigor científico vem ganhando atenção crescente nas últimas décadas, especialmente no âmbito da produção científica e desafios associados. Dentre os vários, estão aqueles de natureza ética e metodológica que confrontam a confiabilidade de resultados.


No contexto de publicações acadêmicas, vêm sendo marcantes as transformações no âmbito das políticas editoriais, especialmente nos últimos quinze anos. Em 2009, editoras de grande permeação internacional nas mais diversas áreas, como a Nature Publishing Group (NPG), tornaram mais explícitas suas políticas sobre responsabilidade autoral. De acordo com um Editorial publicado em 2009 pela NPG:




Antes de submeter o artigo, pelo menos um membro sênior de cada grupo colaborador deve assumir a responsabilidade pela contribuição de seu grupo. Há três responsabilidades principais: preservação dos dados originais nos quais o artigo é baseado, verificação de que as figuras e conclusões refletem com precisão os dados coletados e que as manipulações de imagens estão de acordo com as diretrizes da Nature (http://tinyurl.com/cmmrp7) e minimização de obstáculos ao compartilhamento de materiais, dados e algoritmos por meio de um planejamento apropriado.


Essa iniciativa foi o resultado de um processo de discussão na editora e acompanhamento de uma consulta aos autores, cujas opiniões sobre políticas mais rígidas sobre autoria científica não eram consensuais. Cerca de um ano antes, em 2008, a NPG se engajou em outra iniciativa focada na ética em publicações, para verificação de originalidade em manuscritos, com o suporte da base de dados CrossCheck. Dentre as editoras científicas envolvidas estavam a Association for Computing Machinery, a American Society of Neuroradiology, a BMJ Publishing Group, a Elsevier, a Institute of Electrical & Electronics Engineers e a NPG. Gradualmente, a atenção a sistemas de detecção de plágio, comerciais e livres, foi se ampliando no contexto de publicações. Essas e outras ações no cenário editorial decorrem de motivações que incluem preocupações de natureza ética e científica – em parte, dos próprios pesquisadores. Tais preocupações vão ao encontro de noções sobre rigor científico, tanto na comunicação de resultados quanto na avaliação pelos pares.


Leiam a matéria completa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário