quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Escritório de Dados Estratégicos Institucionais amplia uso de indicadores acadêmicos

A criação do E-Dados foi impulsionada pela recém-aprovada Política de Gestão de Dados Estratégicos Institucionais da Unifesp




O Escritório de Dados Estratégicos Institucionais (E-Dados) foi criado pela Unifesp e aprovado no Conselho Universitário (Consu), no dia 13 de novembro, para ampliar o uso de dados, indicadores e metas no seu planejamento estratégico e nas suas políticas institucionais, e para apresentar, de forma clara e acessível, dados e indicadores de sua atuação à comunidade acadêmica, à sociedade, aos órgãos controladores e governos. O escritório vai trabalhar, também, nas análises dos rankings de desempenho acadêmico para uma melhor compreensão dos seus resultados e melhor entendimento das dinâmicas internas e externas voltadas ao ensino, pesquisa e extensão que levam aos seus resultados.


O E-Dados foi impulsionado pela constituição da Política de Gestão de Dados Estratégicos Institucionais da Unifesp, que é composta pelo Plano de Dados Abertos, pela Política de Dados Estratégicos e pela Política de Dados de Pesquisa (em desenvolvimento), aprovada também no Consu e pela qual o escritório tem a responsabilidade de implantação e manutenção. Ele será responsável ainda pela futura Política de Dados de Pesquisa. Por outro lado, a sua criação foi estimulada pelo novo formato do Relatório de Gestão de 2018 da instituição, uma vez que o documento passa a ser baseado na visualização dos dados, principalmente por meio de gráficos e infográficos.


Diante da dinamicidade, articulação e plasticidade necessárias às suas atribuições e ao seu funcionamento, o E-Dados optou por uma organização em regime de cogestão entre a Pró-Reitoria de Planejamento (ProPlan), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a Coordenadoria da Rede de Bibliotecas Unifesp (CRBU) e o Pesquisador Institucional. Dessa forma, as equipes de cada agente cogestor poderão ser alocadas diante dos objetivos e estruturas necessárias ao seu funcionamento.


Entre os trabalhos já desenvolvidos pelo E-Dados estão a Plataforma Somos, em parceria com a STI, e a participação inédita da Unifesp no ranking 360º da Revista Época Negócios.


Para entrar em contato com o E-Dados, escreva para edados@unifesp.br.


FONTE: Unifesp .

Nenhum comentário:

Postar um comentário