quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Novo app criado por brasileiro ajuda deficientes visuais a lerem textos impressos

Disponível de forma gratuita, o EyeFy usa Inteligência Artificial e não exige conexão com a Internet para converter textos em sons.




Um novo aplicativo brasileiro chamado EyeFy para ajudar deficientes visuais, incluindo pessoas com baixa visão ou cegas, a lerem textos impressos.


Disponível de forma gratuita para Android (a versão para iOS ainda não está disponível), o app utiliza Inteligência Artificial (IA) para transformar texto em sons e não exige conexão com a Internet para funcionar, podendo ser usado em modo off-line.


Como funciona


O usuário precisa aponta o smartphone com o aplicativo aberto para o texto impresso e então segurar o dedo na tela por um um instante – ao retirar o dedo, o software vai ler o texto reconhecido. 


Criado pelo desenvolvedor Jonathan Santos, que possui baixa visão, o aplicativo também vem ajudando pessoas não alfabetizadas a se tornarem mais autônomas.


Reconhecimento de objetos


Além disso, o EyeFy conta com uma ferramenta para reconhecimento de objetos. "Atualmente, ele consegue reconhecer 100 objetos, mas ainda está em fase experimental", explica Jonathan.


Para a criação do app, Jonathan contou com o apoio de Nizam Omar, do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e da Computação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e da consultora de software ThoughtWorks.


FONTE: Idgnow


Matérias relacionadas:







Nenhum comentário:

Postar um comentário