quinta-feira, 24 de maio de 2018

ORCID: Lançado consórcio para assinatura de identificador digital de pesquisadores




“Entre uma vez, use sempre”. Este é o lema utilizado pelo diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Geraldo Nunes Sobrinho, para explicar a funcionalidade do ORCID, um identificador digital persistente que permitirá a conexão de pesquisadores às suas afiliações e atividades por meio da integração com editoras, agências de financiamento e bases de dados.


Após o lançamento do consórcio fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), que aconteceu nesta terça-feira, 22, esta ferramenta poderá ser usufruída pelas instituições brasileiras.


O diretor explicou que o uso da ferramenta trará racionalidade ao uso das bases de dados existentes e posicionará a pesquisa brasileira globalmente. “ Esse é o ponto de partida das ações que o Brasil precisa tomar em relação a sua integração internacional. Esse consórcio nos levará a internacionalizar os nossos pesquisadores, nossas informações, além de garantir que os dados passem por um processo de curadoria que respalde e permita o rastreamento de sua origem”, completou.




VEJAM TAMBÉM:



Nenhum comentário:

Postar um comentário