quinta-feira, 4 de maio de 2017

Cine-Debate "Sem Pena: brutalização e morticínio no sistema prisional brasileiro"


O Grupo de Pesquisa "Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea" da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) convida a todos para mais uma atividade de seu ciclo semestral. Trata-se do Cine-Debate "Sem Pena: brutalização e morticínio no sistema prisional brasileiro" que terá lugar no dia 5 de junho, às 19h, na sede da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da UNIFESP, na sala 202 (Rua Angélica, 100, Jdm. das Flores, Osasco).

Na oportunidade, será exibido o filme documentário "Sem Pena", seguida de debate sobre o sistema prisional brasileiro.

A atividade é gratuita, certificada e não prescinde de inscrição prévia.


DEBATE:

“SEM PENA: BRUTALIZAÇÃO E MORTICÍNIO NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO”

Data: 5 de junho de 2017
Horário: das 18h às 21h
Local: Auditório da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo – Rua Angélica, 100, Jardim das Flores, Osasco/ SP


Com um cenário crescente de violência urbana é comum na sociedade um discurso punitivo, que clama por penas cada vez mais altas. Nesse contexto há uma evidente incompreensão dos direitos e garantias do outro, afetando sensivelmente o exercício do direito de defesa de acusados de crimes. O documentário “Sem Pena” retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente e para tanto apresenta vários depoimentos. O filme traz ainda testemunhos de juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal. A partir de imagens impactantes de prisões brasileiras, o documentário pretende estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil. É fato que nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira que já é a terceira maior do mundo. “Sem Pena” desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.
Sob este prisma, a atividade consistirá na exibição do documentário, seguida de debate com especialistas no tema.

Programação:

18h
Exibição do filme “Sem Pena”
Sem Pena; direção: Eugenio Puppo, documentário, longa‐metragem, 87min, cor, Brasil, 2014.

19h30
Debate

Hugo Leonardo
Vice-Presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD)

Marcos Alexandre Coelho Zilli
Professor Doutor de Direito Processual Penal nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)

Rodrigo Medina Zagni
Coordenador do Grupo de Pesquisa “Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea” da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário