Levantamento avaliou a representatividade feminina na ciência nos últimos 20 anos em 12 países. Brasil e Portugal atingiram patamar de igualdade
No Brasil, mulheres cientistas atingiram o pé de igualdade quando o assunto é a publicação de artigos científicos. Segundo levantamento da editora científica Elsevier, no País a proporção de autoras de artigos científicos chegou aos 49%.
O relatório Gender in the Global Research Landscape (gênero no cenário global de pesquisa, em tradução livre), avaliou a representatividade feminina na Ciência nos últimos 20 anos, nos períodos de 1996 a 2000 e 2011 a 2015m em 12 países e regiões, incluindo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e União Europeia.
Segundo o relatório, a proporção de mulheres que publica artigos científicos cresceu 11% no Brasil. O Brasil, inclusive, está entre os países com maior número de representantes mulheres ao lado de Portugal (também com 49%). Nos dados entre os anos de 1996 e 2000, somente Portugal contava com taxas superiores a 40%.
Na França, Dinamarca, Austrália, Canadá e Reino Unido, o número de publicações por mulheres já atingiu pelo menos 40% do total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário