quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Unifesp dá início ao Plano de Dados Abertos

Técnicos administrativos e docentes participam do seminário
Na tarde da última segunda-feira (7/11), o Grupo de Trabalho sobre Dados Abertos da Unifesp promoveu o Seminário “Dados abertos: caminho para a democracia, transparência e eficiência da universidade”, para a comunidade acadêmica em geral.
Esse encontro deu início as primeiras iniciativas e discussão de como a Unifesp, uma instituição pública, pode estabelecer o trabalho de disponibilização de dados e informações à sociedade de forma simples e adequada, aproveitando a tecnologia para garantir a transparência e eficiência no acesso.
Para debater o assunto, o grupo recebeu Ariel Kogan (Open Knowledge Brasil) e Jorge Alberto Silva Machado (Escola de Artes, Ciências e Humanidades/Universidade de São Paulo), e contou com a mediação de Alexsandro Cardoso Carvalho (Unifesp).
Machado apontou três indicadores essenciais para o início do processo que são os dados institucionais, os acadêmicos e os de pesquisa. Para o plano de consulta, ele alertou sobre a instituição saber os dados que possui, como um catálogo, determinando todos os órgãos e demandas. “O direito à informação pode transformar a democracia e a participação social com mais substância. Essa discussão é fundamental e pioneira, e fará diferença no futuro”.

Leia a notícia na íntegra aqui
Ou saiba mais sobre o assunto em Unifesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário