segunda-feira, 17 de outubro de 2016

É possível normalizar métricas de citação?



A avaliação da ciência em geral e do desempenho de pesquisadores, periódicos, instituições e países, em particular, utiliza uma variedade de indicadores bibliométricos. A maioria deles é baseada em citações, ainda que recentemente, indicadores que consideram compartilhamento em mídias sociais vem ganhando momento e credibilidade por parte da academia e da sociedade.


A prática de citação de artigos científicos é influenciada por uma série de fatores e não é possível estabelecer uma relação direta e inequívoca entre citações e mérito científico, como seria desejável. De fato, estudos indicam que nem sempre o artigo mais citado de um autor representa seu melhor trabalho, em sua própria opinião.
Os indicadores bibliométricos representam, entretanto, muito mais do que uma indicação da visibilidade, relevância e impacto de artigos. Todo o perfil da carreira de um pesquisador pode ser resumido em um ou mais indicadores numéricos de produtividade e impacto da pesquisa que ele produz. Promoções na carreira, contratações, premiações, obtenção de auxílio a pesquisa e reputações podem depender de indicadores como o índice h ou do Fator de Impacto dos periódicos onde publicou, apesar de não ser recomendável fazê-lo, tendo em vista as particularidades e vieses destes indicadores, e como recomendam várias manifestações internacionais como o Manifesto de Leiden1 e a San Francisco Declaration on Research Assessment2.

Vejam a matéria completa aqui .

Fonte da imagem: Bibliometria



Nenhum comentário:

Postar um comentário