sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Estudo propõe uma taxonomia de razões para citar artigos em publicações científicas


A ciência avança com base no conhecimento prévio acumulado, e pesquisadores fazem suas contribuições a partir das descobertas de outros. A forma mais usual de se referenciar a trabalhos anteriores em artigos científicos é por meio de citações a artigos publicados. Entretanto, a importância das citações na comunicação científica moderna e na cienciometria vai muito além da simples atribuição de autoria, ou reconhecimento das ideias originais de outros autores. Citações converteram-se em moeda valiosa que confere credibilidade, visibilidade e prestígio, transformando-se em proxy de qualidade.


Diferentes autores de diferentes disciplinas possuem distintos hábitos de fazer citações, porém assume-se como verdadeiro que geralmente os pesquisadores possuem repertórios estabelecidos de motivos para fazer citações. Com base nesta premissa, os autores suecos Martin Erikson e Peter Erlandson propõem um modelo que tenta explicar a gama de motivos que regem a prática de citações durante a redação de artigos científicos em geral, independentemente da área do conhecimento.


A compreensão da prática científica passa pela exploração dos motivos para fazer citações, um processo que envolve decisões psicossociais. Destas, a motivação é, talvez, o tópico mais importante que afeta a validade da análise de citação. Além disso, o entendimento dos motivos e dos efeitos da citação podem prover um entendimento maior da análise quantitativa de citações, e se todas as citações devem ser tratadas igualmente ou não.


Vejam a matéria completa aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário