terça-feira, 28 de maio de 2013

Ranking das melhores universidades da América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo no ranking britânico QS (Quacquarelli Symonds) para melhores universidades da América Latina. Das dez universidades mais bem classificadas do Brasil, oito são universidades públicas.
A conclusão é de um ranking de instituições de ensino superior latino-americanas divulgado nesta terça-feira (28) pelo grupo britânico, que faz listagens de universidades em todo o mundo. Este é o terceiro ano que o grupo realiza levantamento específico para América Latina.
Entre as universidade públicas do país as mais bem colocadas estão: a Universidade de São Paulo (USP) que ficou em primeiro lugar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em oitavo, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 11°, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) em 14°, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 17°, a Universidade de Brasíla (UnB) em 21° e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 29°.
As duas particulares melhores classificadas foram a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que ficou em 18°, e a de São Paulo, em 28°. Confira na tabela abaixo, as posições das dez melhores universidades brasileiras.

QS RankingUniversidade
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
11° Universidade Estadual Paulista (UNESP)
14° Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)
17° Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
18° Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
21° Universidade de Brasíla (UnB)
28°Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
29° Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
 
 
Vejam a matéria completa aqui .
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Em um ano a Unifesp caiu duas posições. Enquanto o governo não investir realmente nessa universidade, parando com essas expansões sem planejamento e infra-estrutura, esse índice só vai cair ainda mais. É vergonhoso ver que em São Paulo três universidades estaduais estão na frente da Federal que temos aqui. Reclamam tanto do PSDB no governo mas nunca foram capazes de superar Usp ou Unicamp nos rankings mundiais.

    ResponderExcluir