segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bases de dados

Além dos links de periódicos on-line postados nos últimos dias, existem outras bases de dados na internet que permitem pesquisas de periódicos, além de teses e dissertações e outros documentos:


SciELO (The Scientific Electronic Library Online)


O SciELO é uma base de dados nacional contendo periódicos técnico-científicos em texto integral, em diversas áreas do conhecimento humano. O site da SciELO é parte de um projeto FAPESP/Bireme/CNPq. Possui atualmente 251 títulos de periódicos, e já teve mais de 10 milhões de artigos visitados por mês. As pesquisas em seu site podem ser realizadas por periódicos (lista alfabética, lista por assunto e pesquisa de títulos) ou pelos artigos (índice de autores, índice de assuntos e pesquisa de artigos).


Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)


A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (IBICT), em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) no país, integrando os sistemas de informação de teses e dissertações das IES. No site da BDTD, é possível duas formas de pesquisa: a Básica, onde pode-se pesquisar informando qualquer palavra; e a Avançada, onde pode-se pesquisar simultaneamente por palavras do nome do autor, resumo, título, assunto, contribuidor e instituição de defesa.


Portal de Periódicos da CAPES


O Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma Biblioteca Virtual que reúne e disponibiliza a Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 26 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais (nessas bases, a pesquisa só retorna referências bibliográficas, não traz artigos com texto completo), 9 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatística e obras audiovisuais. No link: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&mn=69&smn=74 , ao final da página, há um vídeo institucional do Portal, que pode-se ver em baixa ou em alta resolução, em formato AVI.


Google Acadêmico


 O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica. Pode-se pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.



Biblioteca Digital da UNICAMP

http://cutter.unicamp.br/

Permite pesquisas em Trabalhos de Conclusão de Cursos, Dissertações e Teses defendidas na UNICAMP, além da Hemeroteca e Eventos.



Biblioteca Digital de Teses e Dissertações USP


Possibilita pesquisar nas Teses e Dissertações da USP.




Portal Domínio Público


Constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, com o objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário