quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O que é, como funciona e quais as vantagens do Blockchain?

Mais conhecida por ser usada no Bitcoin, tecnologia possui um potencial enorme e que vai muito além das criptomoedas.






Blockchain tornou-se uma das palavras mais comentadas do mercado nos últimos meses e esse barulho em torno dela deve apenas aumentar, à medida que mais e mais empresas anunciam planos que envolvem a tecnologia.


Para quem não tem familiaridade com o tema, pode ser um assunto um tanto complicado, já que é razoavelmente técnico, mas o conceito central é bastante simples na verdade.


O que é o Blockchain?


O objetivo e o alcance do Blockchain foram descritos lindamente pelo engenheiro de software Marc Andreessen. “A consequência prática (...é...) pela primeira vez, uma maneira para um usuário na Internet enviar um pedaço único de propriedade digital para outro usuário na Internet, a ponto de que a transferência é garantida como segura e protegida, todos sabem que a transferência foi realizada, e ninguém pode questionar a legitimidade da transferência. É difícil exagerar as consequências desse avanço.” 


Resumindo: o Blockchain permite que duas pessoas negociem propriedades digitais sem nenhum risco de fraude, roubo, interferência de terceiros ou a necessidade de um intermediário.


Com frequência, você verá o Blockchain e as criptomoedas serem usados nas mesmas frases e/ou textos. E isso acontece porque uma boa parte das criptomoedas usa a rede do Blockchain para rastrear a movimentação das suas moedas.


Como o Blockchain funciona


O método mais usado atualmente para armazenar informações é manter uma base de dados central protegida. Por exemplo, você sabe exatamente quanto dinheiro há na sua conta neste momento? A maioria de nós teria de abrir o aplicativo do banco no celular para verificar, e então o banco nos dirá qual o saldo da conta.


Estamos confiando no banco e na sua base de dados. Existem vários saldos e verificações possíveis para garantir que o banco não comece a mentir para nós, mas o fato continua sendo que o banco possui as informações e nós confiamos no que ele nos diz.


A tecnologia Blockchain funciona a partir de um princípio totalmente diferente.


Leia mais aqui . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário